

Meu nome é Gabriela Leal, tenho 23 anos. Me formei em 2022 em Psicologia na UniFSP, atualmente estou me especializando em Psicanálise pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Estou estudando em grupo formas de atendimento para mulheres vítimas de relacionamentos abusivos, além de me atualizar por cursos adicionais semanalmente.
Me interesso especialmente pela demanda feminina, propondo um olhar subversivo sobre questões sociais.
Fatos sobre mim além da Gabriela psicóloga: sou diagnosticada com Lúpus - uma doença autoimune que ataca o próprio organismo, e Fibromialgia – uma doença que o cérebro exacerba os sinais de dor recebidos, tornando até toques como abraços e o roçar de roupas estímulos doloridos.
Estou em processo contínuo de análise pessoal desde 2014.

.png)
Sobre a Psicanálise e a Psicoterapia

A Psicanálise
A Psicologia é uma ciência regulamentada por um conselho federal, e segue um código de ética, o qual conta com um olhar singular diante da história de vida de cada um, e respeito aos direitos humanos do indivíduo em sua vulnerabilidade. Como psicóloga, a minha abordagem é a psicanálise. Uma psicoterapia de orientação psicanalítica é baseada em teoria e técnica freudiana e pós freudiana.
​
A Psicanálise foi criada por Freud e tem se atualizado com seus teóricos sucessores. É uma forma de ver o mundo que parte da premissa que todos nós temos um inconsciente e uma consciência. Conteúdos difíceis de serem admitidos em voz alta são reprimidos nessa "caixinha inconsciente", e uma parte desse conteúdo tenta escapar para a "caixinha da consciência" em forma de sonhos confusos, ou daquela maldita dor na coluna que parece que não passa nunca, ou até mesmo aquele pensamento intrusivo que não te deixa em paz quando você está prestes a adormecer.
​
Além do inconsciente e consciente, nós temos um aparelho mental dividido em 3 partes: o ID (a voz do desejo e do instinto), o ego (o filtro) e o SuperEgo (a voz da razão). Pense neles como o ID sussurrando no seu ouvido que quer faltar ao trabalho na segunda feira quando o despertador toca, o SuperEgo esbravejando que você vai ser demitido, e o Ego decide que você vai dormir mais 5 minutos e vai levantar logo depois.
​
Para isso acontecer, o nosso ego mediador tem que estar fortalecido, para que ele consiga se equilibrar e tomar decisões considerando razão e emoção. Como para a psicanálise nós somos guiados pela nossa libido (uma pulsão desejosa), nós podemos encontrar prazer no sofrimento e utilizar mecanismos de defesa para continuar em uma situação dolorida, como negar que aquilo que te afeta, ou projetar no outro o que é nosso, como diria o filósofo Sartre "o inferno são os outros".
Na terapia você pode descobrir os seus desejos, desenvolver mecanismos de defesa mentais menos primitivos, e melhorar as relações afetivas. O setting terapêutico, seja físico com as poltronas ou a atmosfera de confiança que paira discreta no seu quarto, é um espaço seguro para você rir, chorar, falar sobre seus medos, sonhos, vontades. É um momento sem julgamentos, de completo sigilo, o qual a psicóloga manterá uma atenção flutuante: captando o que você diz, mas principalmente o que você deixa de dizer.
​
É utilizado na sessão o método da associação livre, em que você fala o que te vier em mente sem receios. Você vai recordar, repetir e elaborar quantas vezes forem necessárias. Você pode contar sempre a mesma história, mas nunca da mesma maneira.
​
Para o sucesso do tratamento, é necessária uma aliança terapêutica: tanto o profissional quanto o paciente, ambos empenhados no processo. O principal instrumento do psicanalista é ele mesmo: sua mente e sua jornada pessoal. A outra face da moeda de uma terapia bem-sucedida é a motivação do paciente, pois é essencial o investimento emocional e financeiro para que a análise aconteça.
​
As sessões devem ser feitas no mínimo uma vez por semana porque o mundo interior muda muito em um espaço de tempo maior. A sessão acontece após o agendamento e pagamento do honorário. São 50 minutos dedicados especialmente ao paciente.
O atendimento ocorre de forma online em qualquer lugar do mundo pela plataforma do Google Meet, ou através do meu consultório em Manduri - SP.


Minha Formação

Março 2023
Prevenção ao Suicídio, UFSC – Una-Sus
30 horas
Março 2023
Bem estar digital, Vita Alere
20 horas
Fevereiro 2023
Aprendendo a atender Mulheres Vítimas de Relacionamentos Abusivos, Workshop por Luanna Debs
03 horas
Fevereiro 2023
Plantão Psicológico, Analysis Psicologia
07 horas
Janeiro 2023
O brincar na clínica psicanalítica com crianças, Luciana pires
03 horas
Dezembro 2022
Leitura Dirigida do Livro "O Mito da Beleza - Naomi Wolf" - Manuela Xavier
08 horas
Julho 2022
Psicanálise e Feminismo, Manuela Xavier
05 horas
​
Junho 2022
Sobre Mães e Pais: Uma Visão Psicanalítica, Vera Laconelli
02 horas
Janeiro 2022
O cérebro, da criança ao adolescente, Adriana Fóz
04 horas
Janeiro 2022
Psicanálise e Justiça, P.S.I - Psychology Science Investigation
02 horas
Dezembro 2021
Ciência Psicodélica: A Fronteira dos Transtornos Psíquicos, Eduardo Schenberg e Sidarta Ribeiro
03 horas
Dezembro 2021
Introdução a Jung, Lilian Wurzba
05 horas
Dezembro 2021
A Escrita e a Publicação de Artigos Científicos em Psicanálise, Alexandre Patrício de Almeida
02 horas E 30 minutos
Novembro 2021
Psicologia criminal: serial killers, Analysis Psicologia
02 horas
Outubro 2021
Psicanálise e Crime, Analysys psicologia
03 horas
Outubro 2021
A Psicanálise Ontológica de W. R. Bion, Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru
03 horas
Outubro 2021
Racismo na Vida Cotidiana e na Psicanálise, Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru
02 horas
Outubro 2021
Uma história, uma dor, três olhares: Psicanálise, Fenomenologia e TCC, Instituto CLARE WINNICOTT
02 horas e 30 minutos
Setembro 2021
Sexologia Forense do Zero, Brenda Yuri de Freitas Oliveira
06 horas
Novembro 2019
Curso de Prevenção ao Suícidio, AVASUS - UFRN
65 horas